História:
A ocupação do atual município de Moreno provém da faixa de terra comprada, em torno do ano 1616, por dois irmãos portugueses de sobrenome Moreno. A intenção era a instalação de um engenho. Um deles veio a falecer antes da concretização deste projeto. O segundo, Baltazar Gonçalves Moreno, faleceu no dia do funcionamento do engenho. A propriedade foi vendida pelos seus herdeiros a Antônio de Souza Leão. O engenho foi visitado por Dom Pedro II em 18 de dezembro de 1859, quando o proprietário foi agraciado com o título de Barão de Moreno e sua esposa, Maria Amélia de Souza Leão, com o título de Baronesa.
O desenvolvimento do município ganhou impulso com a instalação da indústria têxtil Societé Cotonière Belge Brésilienne, no início do século XX. O distrito foi criado pela lei municipal nº 126, de 8 de Março de 1920, subordinado ao município de Jaboatão dos Guararapes. A emancipação veio através da Lei 1.931 de 11 de setembro de 1928. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1929.
A história do município está registrada em suas construções seculares: são 39 engenhos, alguns ainda em atividade, com destaque para o Casarão do Engenho Moreno, onde Dom Pedro II se hospedou. O período da indústria têxtil está registrado nos prédios da Vila Operária, Estação Ferroviária, Mercado Público, Prefeitura, obras que identificam o período da industrialização.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como parte das comemorações dos 83 anos de emancipação política da cidade de Moreno, realizou-se neste domingo a 1ª Corrida Cross Country Cidade de Moreno.
A concentração, largada e chegada aconteceu no centro da cidade, na Praça da Bandeira.
Parabens a cidade de Moreno e a seus moradores por mais um aniversário de emancipação política!
Evento: 1ª Corrida Cross Country Cidade de Moreno
Cidade: Moreno
Estado: PE
Local: Praça da Bandeira
Data: Domingo, 11/09/2011
Distancia: 8 km