Dia Mundial Sem Carro

Partilhar

O que é o dia mundial sem carro?

Um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
 
Só bicicleta?
 
Claro que não ... qualquer ação que reduza o número de carros nas ruas, e voce já estará contribuindo. 
 
Veja algumas:
 
- Pegar uma carona com o vizinho / amigo deixando o seu veiculo em casa
- Ir ou voltar do trabalho de onibus ou metro ou de bicicleta
- Caminhar alguns quarteirões
- Correr, etc
 
E por aqui na nossa região, como anda a coisa?
 
Infelizmente, por aqui ainda pensamos pequeno e não enxergamos os problemas e transtornos causados pelo aumento na frota de veiculos (perda de tempo, de dinheiro e agressão ao meio ambiente principalmente). Nossos politicos acham que a solução é construir mais vias, pontes e viadutos e não priorizam o transporte publico de qualidade e o desestimulo do uso de veiculos pequenos.
 
Dos municipios da nossa região metropolitana, apenas Olinda aderiu a campanha e agentes do Detran interditaram o trecho entre a Praça 12 de março até a Rua Tertuliano Feitosa, em Casa Caiada, para a liberar a prática de exercícios físicos e atividades culturais na área. O número de adesões, por parte da população foi grande.


Eu estou remando por aqui fazendo a minha parte ... ontem (21) vim para o trabalho de metro (como faço todos os dias) e voltei para casa fazendo o que gosto ... correndo por 12 km aos olhares de centenas de pessoas presas nos seus veiculos que não conseguem andar e nas que esperam seus onibus que não coseguem chegar as paradas.

Hoje (22) vim e vou voltar pedalando num total de 25 km e a cena ira se repetir com toda certeza. Vou chegar feliz por ter contribuido em não ter colocado e meu carro nas ruas, por ter me exercitado e dormirei com minha consciencia tranquila, afinal desde 2008, em ações como esta, eu deixei de jogar na atmosfera mais de 2 toneladas de gás carbonico!
Copyright © FotoCorridaPE |
Conheça nossa Política de Privacidade | Tecnologia do Blogger
Twitter
Facebook
Google +
Instagram