1a Corrida Cross Country Cidade de Moreno

Partilhar

História: 

A ocupação do atual município de Moreno provém da faixa de terra comprada, em torno do ano 1616, por dois irmãos portugueses de sobrenome Moreno. A intenção era a instalação de um engenho. Um deles veio a falecer antes da concretização deste projeto. O segundo, Baltazar Gonçalves Moreno, faleceu no dia do funcionamento do engenho. A propriedade foi vendida pelos seus herdeiros a Antônio de Souza Leão. O engenho foi visitado por Dom Pedro II em 18 de dezembro de 1859, quando o proprietário foi agraciado com o título de Barão de Moreno e sua esposa, Maria Amélia de Souza Leão, com o título de Baronesa.

O desenvolvimento do município ganhou impulso com a instalação da indústria têxtil Societé Cotonière Belge Brésilienne, no início do século XX. O distrito foi criado pela lei municipal nº 126, de 8 de Março de 1920, subordinado ao município de Jaboatão dos Guararapes. A emancipação veio através da Lei 1.931 de 11 de setembro de 1928. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1929.

A história do município está registrada em suas construções seculares: são 39 engenhos, alguns ainda em atividade, com destaque para o Casarão do Engenho Moreno, onde Dom Pedro II se hospedou. O período da indústria têxtil está registrado nos prédios da Vila Operária, Estação Ferroviária, Mercado Público, Prefeitura, obras que identificam o período da industrialização. 

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como parte das comemorações dos 83 anos de emancipação política da cidade de Moreno, realizou-se neste domingo a 1ª Corrida Cross Country Cidade de Moreno.

A concentração, largada e chegada aconteceu no centro da cidade, na Praça da Bandeira. 

Com cerca de 30 minutos de atraso, a largada foi dada pelo prefeito da cidade de onde os corredores partiram para cumprir o trajeto de 8 km pela zona rural passando por estradas vicinais e enfrentando várias subidas além do forte calor. O trajeto foi balizado por escoteiros da cidade nos ponto críticos.

Mapa do percurso extraído do RunKeeper


Para quem corre por amor e esta sempre em busca de novas aventuras sem se preocupar com belos kits e mimos oferecidos pelas grandes corridas realizadas no Recife a custos cada vez mais astronómicos e sempre nos mesmos lugares, a prova apesar de sua simplicidade foi ótima: Conhecer novas pessoas e lugares, cultura e costumes diferentes, sair do asfalto e poder correr pelo campo enfrentando vários tipos de estradas de terra, pedra, subidas e descidas e o apoio da população rural incentivando os participantes foram alguns diferenciais desta corrida.


Parabens a cidade de Moreno e a seus moradores por mais um aniversário de emancipação política!

Aguarde o resultado desta corrida

Evento:        1ª Corrida Cross Country Cidade de Moreno
Cidade:        Moreno
Estado:        PE
Local:           Praça da Bandeira
Data:            Domingo, 11/09/2011
Distancia:     8 km

Copyright © FotoCorridaPE |
Conheça nossa Política de Privacidade | Tecnologia do Blogger
Twitter
Facebook
Google +
Instagram