Correndo em Teresina

Partilhar

De todos as capitais dos estados do nordeste de Brasil, Teresina é a única que não é banhada pelo oceano Atlantico. Em compensação, é cortada por dois rios, o Poty e o Parnaíba. Acho que por isso, quem é de Recife se sente tão a vontade nesta simpatica capital.

O rio Poty que corta a cidade no sentido Sul - Norte, é transposto por várias pontes sendo as principais:



Ponte Petronio Portela, tambem conhecida por Ponte Primavera liga a zona leste a zona oeste atraves da avenida de mesmo nome.






Ponte Estaiada João Isadoro França, inaugurada recentemente, liga a Alameda Parnaida a Av Rio Poty.






Ponte Presidente Jucelino Kubitschek, interliga as avenidas João XXIII a Frei Serafim, esta ultima uma das principais vias da capital Piauiensse por dar acesso ao centro da cidade.







Ponte Wall Ferraz que interliga a avenida Higino Cunha a avenida Raul Lopes.




Com tantas pontes, largas avenidas arborizadas e sem nenhuma prova oficial programada para os dias que estive por aqui a trabalho, parti para elaborar alguns percursos para não ficar de molho e gastar algumas calorias.

Procurei elaborar percursos em locais apropriados e percorre-los em horarios em que o forte calor e o transito não interferisse.
Sem duvida, o melhor local para realizar treinamentos de corrida por aqui é ao lado do rio Poty. Suas margens possuem largas calçadas e avenidas. De um lado a Av Castelo Branco e do outro a Av Raul Lopes muito arborborizadas onde predominam bambuzais e cajazeiras onde nesta epoca do ano nas primeiras horas da manha, é possivel saborear deliciosos cajas ainda geladinhos pelo orvalho da manha, uma delicia a parte.

Realizei 4 treinos nos percuros abaixo:

Circuito 7,38 Km ao longo do calçadão da Av Castelo Branco (ida e volta) com retorno na ponte Primavera executado uma vez em 06/04 e tempo de 36:00 min

Circuito de 8,94 Km ao longo do calçadão da Av Castelo Branco, Ponte Primavera, calçadão da Av Raul Lopes, e Ponte Jucelino Kubitschek executado duas vezes em 08/04 e 09/04 com tempos de 43:53 min e 44:16 min respectivamente

Circuito de 11,1 Km percorrendo a Av Castelo Branco, Ponte Wall Ferraz, Av Raul Lopes, Ponte Primavera executado uma vez em 10/04 com tempo de 55:24 min

Além das belezas naturais com muito verde, Teresina também possui varios pontos turisticos e atualmente quem vem a esta cidade não pode deixar de visitar a recem inaugurada Ponte Estaiada João Isadoro França, tambem chamada de Ponte do Sesquicentenário. A ponte é uma homenagem aos 150 anos de fundação da cidade.

Essa ponte é linda demais e única no Brasil por ter elevador, mirante e estais numa mesma construção.


Com 363 metros de extensão e 28 metros de largura, a Ponte Estaiada Mestre João Isadoro França, além de cartão postal da capital do Piauí, deve facilitar os deslocamentos entre as regiões central e leste de Teresina.
De acordo com o Ministério do Turismo, a ponte tem seis pistas de rolamento, duas ciclovias e um mirante de 95 metros de altura. A expectativa da prefeitura é que 45 mil automóveis passem pela ponte todos os dias.
A ponte possui um mirante ha uma altura de cerca de 100 m onde é possivel ter uma visão 360 graus de toda cidade. O acesso ao mirante se da por meio dois elvadores panorámicos um apenas para subida com visual do lado leste da cidade e outro para descida com visual do lado oeste da cidade.
No topo da torre, o mirante possui paredes de vidro blindado e é todo climatizado possuindo capacidade para 100 pessoas por vez de onde é possível ter uma vista panorâmica de Teresina. O acesso ao alto da torre custa R$ 3,00 e a visita dura cerca de 10 min.

Veja algumas fotos abaixo. Créditos das fotos: Stanley Moore



Subindo e descendo pelo elevador panoramico ao Mirante da Ponte Estaiada João Isadoro França

Copyright © FotoCorridaPE |
Conheça nossa Política de Privacidade | Tecnologia do Blogger
Twitter
Facebook
Google +
Instagram