Dia mundial sem carro - setembro, 22

Partilhar
Amigos, embora o propósito principal deste blog seja o de publicar fotos das corridas de rua realizadas em recife e cercanias, não poderíamos deixar passar a oportunidade de refletir sobre problemas que mexem com todos nos.


Nas grandes cidades como Recife, uma boa parcela da poluição do ar é causada pela emissão dos gases produzidos pelos motores dos veículos. Além da poluição atmosférica, o aumento da quantidade de veículos nas ruas produzem vários quilômetros de engarrafamentos, dificultam o estacionamento e o deslocamento de todos. Construção de novas avenidas, pontes e viadutos apenas minimizam, no primeiro momento, a fluidez do transito, mas com o passar dos anos, os mesmos problemas retornam. Infelizmente os gestores públicos ainda não atentaram que a solução é retirar os veículos das vias e não fazer vias para os veículos.


Como forma de conscientizar a população sobre estes males, no final dos anos 90, surgiu na França o “Dia mundial sem carro” que é celebrado todos os anos em 22 de setembro. No Brasil, este movimento chegou em 2001 e a cada ano vem ganhando mais adeptos. A idéia é fazer com que o maior número de pessoas busquem transportes alternativos ou outras formas de se deslocarem. Vale tudo como, caminhar, utilizar ônibus, metro, organizar carona solidária, e principalmente pedalar, etc. Mas o importante mesmo não é que isso ocorra em apenas um dia no ano e sim se torne um habito.

A bicicleta tornou-se o símbolo desse movimento por se tratar de um meio de transporte rápido e totalmente não poluente e que cada vez mais se torna popular em grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa. No Brasil, o número de adeptos deste meio de transporte cresce a cada ano, com a ajuda, embora pouca e de forma rara, do poder público. Curitiba no Paraná e Sorocaba em São Paulo são destaques pelo número de ciclovias onde é possível ir de um ponto a outro sem ter de disputar espaço com os carros.

O blog FotoCorrida apóia esta idéia já que ela incentiva uma forma de deslocamento prazerosa, sustentável, que não agride o meio ambiente além de promover saúde.

Adianta fazer seus treinos semanais e corridas dos domingos se, durante os outros dias da semana, você se sente enlatado no seu carro se estressando por estar preso no engarrafamento e ainda lançar quilos e quilos de gás carbônico na atmosfera? Quando voce estiver parado em um engarrafamento qualquer, olhe para os lados, para os outros veiculos e constate que mais de 90% deles, estão transportando apenas 1 pessoa (o proprio motorista). Pense nisso ... faça parte desta corrente.
Copyright © FotoCorridaPE |
Conheça nossa Política de Privacidade | Tecnologia do Blogger
Twitter
Facebook
Google +
Instagram