36ª Corrida Duque de Caxias

Partilhar
Domingo dia 22 de agosto, pela trigésima sexta vez, acontecerá em Recife a tradicional corrida Duque de Caxias.

Como uma das atividades em comemoração a semana do Exército, a corrida promovida pelo Comando Militar do Nordeste, terá sua largada as 8 horas partindo da praça de Boa Viagem no bairro de mesmo nome até a praça do Marco Zero no bairro do Recife em um percuso de 10 Km.

Luis Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, nasceu no dia 25 de agosto de 1803 em Porto da Estrela, Rio de Janeiro e faleceu em 7 de maio de 1880 com 76 anos de idade.

Desde cedo ingressou na vida militar tendo uma intensa carreira profissional no Exército, ascendendo ao posto de marechal-de-campo aos trinta e nove anos de idade.

Participou do esforço pela manutenção da ordem pública na capital do Império após a abdicação de Pedro I, em 1831. Depois disso, tomou parte nas ações militares da Balaiada, no Maranhão, em 1839. O papel que desempenhou, na resolução do conflito, valeu-lhe o título de Barão de Caxias. Foi nomeado para Presidente (governador) da Província do Maranhão e Comandante das Forças Militares.
Dominou os movimentos revoltosos dos liberais em Minas Gerais e São Paulo (1842). Em 1845, quando decorria a Guerra dos Farrapos, recebeu o título de Marechal de Campo. Passou a ocupar o cargo de Presidente (governador) do Rio Grande do Sul. A sua ação militar e diplomática levou à assinatura da Paz de Ponche Verde em 1845, que pôs fim ao conflito. Sua atuação aliou ação militar com habilidade política, respeitando os vencidos. Contribuiu, assim, para a consolidação da unidade nacional brasileira e para o fortalecimento do poder central. Foi feito Conde de Caxias.

Somente em 1923, o ministro da Guerra introduz oficialmente o "culto a Caxias" e, em 1925, o Exército oficializa a data do nascimento do Duque de Caxias como "Dia do Soldado".  (fonte: "Wikipédia - A enciclopédia livre")

Veja o mapa do percurso da corrida.

Veja aqui maiores informações sobre a corrida.
Copyright © FotoCorridaPE |
Conheça nossa Política de Privacidade | Tecnologia do Blogger
Twitter
Facebook
Google +
Instagram