Domingo dia 22 de agosto, pela trigésima sexta vez, acontecerá em Recife a tradicional corrida Duque de Caxias.
Como uma das atividades em comemoração a semana do Exército, a corrida promovida pelo Comando Militar do Nordeste, terá sua largada as 8 horas partindo da praça de Boa Viagem no bairro de mesmo nome até a praça do Marco Zero no bairro do Recife em um percuso de 10 Km.
Desde cedo ingressou na vida militar tendo uma intensa carreira profissional no Exército, ascendendo ao posto de marechal-de-campo aos trinta e nove anos de idade.
Participou do esforço pela manutenção da ordem pública na capital do Império após a abdicação de Pedro I, em 1831. Depois disso, tomou parte nas ações militares da Balaiada, no Maranhão, em 1839. O papel que desempenhou, na resolução do conflito, valeu-lhe o título de Barão de Caxias. Foi nomeado para Presidente (governador) da Província do Maranhão e Comandante das Forças Militares.
Dominou os movimentos revoltosos dos liberais em Minas Gerais e São Paulo (1842). Em 1845, quando decorria a Guerra dos Farrapos, recebeu o título de Marechal de Campo. Passou a ocupar o cargo de Presidente (governador) do Rio Grande do Sul. A sua ação militar e diplomática levou à assinatura da Paz de Ponche Verde em 1845, que pôs fim ao conflito. Sua atuação aliou ação militar com habilidade política, respeitando os vencidos. Contribuiu, assim, para a consolidação da unidade nacional brasileira e para o fortalecimento do poder central. Foi feito Conde de Caxias.
Somente em 1923, o ministro da Guerra introduz oficialmente o "culto a Caxias" e, em 1925, o Exército oficializa a data do nascimento do Duque de Caxias como "Dia do Soldado". (fonte: "Wikipédia - A enciclopédia livre")
Veja o mapa do percurso da corrida.
Veja aqui maiores informações sobre a corrida.